ESCULTURAS - FASE ORGÂNICA

Desta fase destaco o painel escultórico "Universo Iluminado". O fundo azul, vertical representa o céu ( elemento yang, masculino, o tempo) o plano horizontal cor de terra é a terra ( elemento yin, feminino, espaço). Da conexão entre ambos, matéria e antimatéria, surge um feixe de raios luminosos, representados pelos tubos coloridos, simbolizando renascimento e luz.

O Holomovimento (do grego holos- inteiro, completo), o termo foi criação do Físico David Bohm, para designar o movimento do "todo" . A fase orgânica, com seu movimento de recolhimento e desdobramento da matéria orgânica, melhor o caracteriza. Modelo do processo cósmico, holístico, ecológico; o Holomovimento termina por ingressar criador, criação e criatura ao nível da consciência cósmica, onde tudo está interligado. As dobras orgânicas dos troncos de árvores, casca de nozes, sulcos das rochas, reproduzem, num paralelismo de formas, as dobras do cérebro, artéria e veias; enfim, o dentro e o fora.

Se um ser é concebido como perfeito, ele é simbolicamente imaginado como uma esfera. A mais perfeita de todas as figuras, onde o centro está eqüidistante de todos os pontos superficiais. O Holomovimento, em seu arremate, reproduz o movimento das esferas, pois, parte da fragmentação, evolui na transformação, culminando na síntese. A escultura "Noosfera" é a esfera do conhecimento, da consciência reflexiva e cósmica. O termo Noosfera foi cunhado por T. Chardin na década de 30, para designar a nova fase emergente da humanidade, rumo a uma sociedade mundial e planetária.

Sobre o Holomovimento, reuni teorias de W. Reich, Jung, A. Lowen, Krishnamurti, F. Kapra, D. Bohm, as quais utilizei para analisar as obras de Dali, Klee, Kandinsky e Picasso, além de minhas próprias esculturas. Palestra sobre o assunto realizada no II Congresso Holístico Internacional (1991) - Belo Horizonte. Transformada em livro, publicado em 2001 sob o título: Holomovimento: Espelho d'Alma. Todos os direitos reservados desde 1991.